Blog

Sintomas de Vermes: Conheça os Mais Comuns

Parasitas como a tênia e o oxiúro podem prejudicar a saúde humana ao se instalarem no corpo. Distensão da barriga, dores abdominais e anemia são conhecidos sintomas de verme no organismo humano. Isso ocorre porque esses parasitas se instalam justamente no nosso trato digestivo para se alimentarem e procriarem – e acabam prejudicando a nossa saúde no processo.

O que são vermes? Vermes são parasitas que infectam o trato digestivo e causam diversas doenças – as chamadas verminoses. Embora a maioria dos vermes se instale no intestino, alguns vermes podem aparecer em outras partes do corpo. A finalidade é a mesma: ao se instalarem, eles usam o organismo hospedeiro para se alimentar e reproduzir, o que pode comprometer a absorção de nutrientes essenciais.

O que pode causar verminose? Na maioria das vezes, as verminoses são causadas pela falta de higiene no preparo de alimentos e na ingestão de água, que são consumidos já contaminados por esses parasitas. Normalmente, o que é ingerido são os ovos desses vermes, que vão eclodir e se desenvolver dentro do hospedeiro. Mas alguns tipos de vermes adultos também podem entrar no organismo por meio de feridas ou cortes na pele.

Quais são os sintomas de verme? Os sintomas mais comuns de verminoses são: dor no abdômen, inchaço abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia, coceira no ânus e cansaço frequente.

Quais são os sintomas de verme em crianças? Os sintomas de vermes em crianças são bastante parecidos com os sintomas gerais descritos acima. Nos pequenos, no entanto, é comum também haver distúrbios do sono (como insônia) devido à coceira do ânus, alterações de apetite (comendo demais ou de menos), falta de vontade de brincar e presença de vermes (pontos brancos) nas fezes.

Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico de verminoses é feito por meio da análise de uma ou mais amostras de fezes, de acordo com a suspeita médica.

Qual médico procurar? Os médicos capacitados a fazer o diagnóstico de verminose são o gastroenterologista clínico e, no caso das crianças, também o médico pediatra.

Tratamento para verminose O tratamento das verminoses não é difícil e é feito por meio do uso de vermífugos. É importante que o uso desses medicamentos seja feito apenas após orientação e acompanhamento médicos. Outra questão importante é aumentar as medidas de higiene para evitar a recontaminação. Lavar as mãos com água de sabão com frequência (especialmente após ir ao banheiro), ferver ou filtrar a água antes de tomá-la ou cozinhar e lavar bem os alimentos também são formas importantes de quebrar o ciclo de contaminação e transmissão dessas doenças.

Texto adaptado da Dra. Vanessa Prado, Médica coloproctologista e cirurgiã do aparelho digestivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *